Syndicate content

Blogs

Conectividade: uma palavra com muitos significados para o mais jovem estado do Brasil

Martin Raiser's picture
Also available in: English

Fotos por Gregoire Gauthier e Satoshi Ogita

Marcos Ribeiro, quase com lágrimas nos olhos, explica à equipe do Banco Mundial as imensas oportunidades que vê para a agricultura moderna, ecológica. O jovem produtor de frutas tropicais está diante de sua pequena propriedade, a cerca de 15km de Palmas, capital de Tocantins, o mais jovem estado brasileiro.

Na América Latina e Caribe, mais educação não significa menos pobreza

Oscar Calvo-González's picture
Also available in: Español | English
A educação não está fechando as lacunas de renda na América Latina


Hoje, o mundo celebra pelo 25º ano o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza. Vinte e cinco anos são tempo suficiente para a passagem de uma geração. Por isso, é particularmente apropriado analisar como as coisas mudaram para a geração que cresceu desde a primeira celebração dessa data. Em uma análise publicada hoje pelo Banco Mundial, examinamos a escolaridade da geração atual de jovens adultos em comparação com a de seus pais.

O comércio eletrônico está em franca ascensão. O que isso significa para o transporte urbano?

Bianca Bianchi Alves's picture
Inovações na logística urbana do Brasil

Cooperação Sul-Sul: turismo de desenvolvimento... ou resultados reais?

Igor Carneiro's picture
Also available in: English


Delegação indiana no Brasil em 2015: a missão ajudou o país asiático a acrescentar fontes energéticas limpas à sua matriz
 

A igualdade de gênero chega às estradas do norte do Brasil

Satoshi Ogita's picture

O projeto realizou oficinas para promover a agenda de gênero entre os professores do Tocantins. Foto: Juliana Carneiro/Governo do Tocantins.

(Also available in English)

É preciso mudar a forma como se financia a agricultura no Brasil

Diego Arias's picture
Also available in: English

Por meio de um cofinanciamento, a Coopervoltapinho pôde construir um silo de arroz. Fotos: Romeu Scirea.

Imagine que você está dirigindo por uma estrada e passando por várias pequenas fazendas, todas com belas plantações. Você faz ideia de como os agricultores conseguiram os recursos para cultivar, melhorar a produtividade e ter acesso a mercados?
 

Desastres naturais no Brasil: um ciclo de tragédias anunciadas

Frederico Pedroso's picture

As mudanças no uso do solo causadas pelos pagamentos por serviços ambientais são finais?

Stefano Pagiola's picture
Also available in: English | Español

Pouco depois de me juntar ao Banco Mundial, trabalhei numa equipe avaliando a extensão e gravidade da degradação da terra em El Salvador. Como parte deste trabalho, visitei o local de um projeto de conservação do solo que havia sido implementado alguns anos antes e foi considerado extremamente bem-sucedido. O relatório final do projeto está cheio de números indicando quilômetros lineares de terraços construídos e outros indicadores de sucesso. No entanto, uma vez que chegamos ao local do projeto, procuramos em vão por qualquer sinal de um terraço. Os terraços certamente ali estiveram (tem fotografias para prová-lo), mas alguns anos depois não estavam mais.

Que os resultado de um projeto não duram depois de que o projeto termina é uma preocupação constante. No entanto, não sabemos em que medida é realmente um problema, como raramente há acompanhamento após o encerramento de um projeto.

Pages