World Bank Voices
Syndicate content

SDGs

Que papel devem ter os bancos de desenvolvimento?

Ceyla Pazarbasioglu's picture
Also available in: English | العربية | Español | Français



Em todo o mundo, bancos de desenvolvimento estão avaliando sua atuação e observando onde esses esforços têm mais impacto. O tema foi objeto de uma reunião organizada pelo Banco Mundial e pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Os bancos de desenvolvimento se tornam peças cada vez mais fundamentais à medida que o mundo busca angariar os recursos necessários para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Esses bancos podem ajudar a atrair o setor privado e solidificar as parcerias entre os setores público e privado, principalmente em matéria de financiamento de infraestrutura.

No entanto, o uso abusivo de bancos de desenvolvimento pode gerar riscos fiscais e distorções no mercado de crédito. Para evitar essas armadilhas, os bancos de desenvolvimento precisam de uma missão bem definida e devem operar sem influência política, concentrar-se no combate às grandes falhas de mercado, focar as áreas onde o setor privado não atua, monitorar e avaliar intervenções e realizar os ajustes necessários para garantir o impacto almejado. Também precisam ser transparentes e responsáveis.